Quem circula por grandes centros como Campinas sabe que uma maneira de fugir do trânsito é usar bicicletas como meio de transporte. Além de carros, motos e ônibus, agora o cenário também é preenchido por veículos elétricos como é o caso da bicicleta, considerada como tendência mundial.
Existem alguns pontos negativos acabam pesando na hora de optar pela bicicleta como companhia no dia a dia, como chegar cansado e suado ao destino, esforçar-se para subir ladeiras e demorar mais para percorrer o trajeto.
No entanto, uma solução que pode suprir, ou ao menos amenizar esses problemas com segurança, conforto e melhor custo-benefício são as bicicletas elétricas.
Os gastos com combustível e manutenção, passagens de ônibus, metro e estacionamento, tem posicionado a bicicleta elétrica como uma alternativa barata em relação aos demais meios de transporte.
Economia
Um fator importante é a economia que as e-bikes geram. Os veículos convencionais geram grandes gastos com combustível, estacionamento e até mesmo multas.
Considerando uma pessoa de 70kg usando uma potência média, sua bicicleta terá uma autonomia de 50km, por um valor de R$ 0,56 gastos com a energia da recarga. Para percorrer a mesma distância de carro, seriam gastos em média R$ 28,00. Isso sem contar a diferença nos gastos com manutenção.
Se comparada, o gasto com deslocamento é muito menor com as bicicletas elétricas. Não é à toa que as e-bikes estão dominando o mundo.
Diminuição do trânsito
Como as bicicletas elétricas podem circular nas ciclofaixas e ciclovias das cidades, o trânsito torna-se um fator nulo. Quanto maior for o investimento nas e-bikes, mais o cenário dos centros urbanos irá mudar, melhorando a mobilidade e deixando o trânsito mais livre.
Sustentabilidade
Uma cidade que conta com alternativas de transporte sustentáveis torna-se uma cidade mais saudável. Uma das melhores opções para contribuir para a sustentabilidade são as e-bikes.