O Brasil está investindo em segurança pública com a ampliação do sistema de câmeras de videomonitoramento em suas regiões administrativas, uma iniciativa liderada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Essas câmeras, adaptadas às necessidades específicas decorrentes de acidentes, atos de vandalismo e eventos de obras, operam 24 horas por dia, sete dias por semana, transmitindo imagens em tempo real e contínuo.
As imagens captadas são centralizadas em um centro de operações onde órgãos de segurança, fiscalização, gestão urbana, mobilidade e saúde trabalham de forma integrada para monitorar as cidades, identificar suspeitos e garantir a segurança dos cidadãos.
Com resolução de alta qualidade, essas imagens são cruciais para investigações policiais, monitoramento de eventos públicos e gestão de situações como acidentes de trânsito.
O sistema de câmeras desempenha um papel fundamental na ampliação da vigilância urbana, otimizando a distribuição de recursos de policiamento e identificando áreas com necessidades específicas de segurança.
O uso dessas imagens contribui para a redução dos prazos de investigação e a consequente responsabilização dos infratores, fortalecendo a eficácia das ações de segurança pública.